Search
Close this search box.

O Que São Os Sacramentos?

O Que São Os Sacramentos?

Os Sete Sacramentos (Batismo, Crisma, Eucaristia, Confissão, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio) são de fundamental importância na Igreja Católica, mas poucas pessoas sabem os seus reais significados.

Para que possamos entender o imenso valor dos Sacramentos, primeiro precisamos entender a sua raiz: o Sacrifício de Cristo na Cruz.

Jesus, ao se oferecer ao Pai como vítima de sacrifício, a fim de redimir (perdoar) os nossos pecados, conquistou infinitos méritos para a nossa salvação. Para que essa salvação fosse “distribuída”, Jesus instituiu os Sacramentos, a fim de distribuir os méritos da sua salvação aos membros da Igreja.

Mas qual o significado da palavra “Sacramento”? Sacramento significa “Sinal Sagrado”. Os Sacramentos, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, se definem como:

“Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis sob os quais os sacramentos são celebrados significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Produzem fruto naqueles que os recebem com as disposições exigidas” (Catecismo da Igreja Católica, nº1131)

De forma resumida, podemos dizer que os Sacramentos são sinais que realizam uma ação divina na nossa alma. Um sinal visível que realiza uma graça invisível, através do poder do Espírito Santo, a fim de levar a pessoa à santidade e à salvação eterna. Portanto, é muito importante ter em mente que os Sacramentos são ações divinas, instituídos por Cristo e administrados desde o início pela Sua Igreja, relatados nas Sagradas Escrituras, com forte base na Tradição Apostólica; de outro modo não teriam poder nenhum.

Os Sacramentos acompanham cada etapa da vida, para que possamos ter as graças necessárias para alcançar a nossa salvação, independente da nossa idade ou estado:

Somente na Igreja Católica temos a oportunidade de receber todos os Sacramentos na sua forma plena, em nome da Santíssima Trindade, e com isso receber as graças necessárias para realizar a vontade de Deus. É fundamental que tomemos consciência do significado e importância da vida sacramental na Igreja. Tendo em vista essa necessidade, nas próximas sete semanas vamos publicar uma série de artigos explicando cada um dos Sete Sacramentos. Fiquem atentos!

Salve Maria!

Share this post:

Want To Support Our Cause?