Search
Close this search box.

Crismandos Recebem O Sacramento Do Santo Crisma

Crismandos Recebem O Sacramento Do Santo Crisma

Depois de um ano de preparação, 80 jovens e adultos receberam o sacramento do Santo Crisma, em missa celebrada no sábado, dia 29 de abril. A Eucaristia foi presidida pelo pároco, que também é Vigário Episcopal, padre Robert Chrząszcz, e contou com a presença dos diáconos permanentes, Antônio Alfredo e Pedro Manoel.

Durante a homilia o sacerdote falou sobre a busca pela Verdade e citou Santo Agostinho como exemplo de quem procurou a Verdade e caminhou junto com ela. Ele frisou que depois de receber o sacramento da confirmação essa busca deve ser constante.

“Depois de receber o sacramento do Santo Crisma vocês serão novas pessoas porque hoje é o dia de Pentecostes na vida de cada um. Por isso é importante servir, anunciar e participar da comunidade paroquial ativamente. Jesus não os chama a serem católicos de banco”, exortou.

Catequista e Coordenadora do Rito de Iniciação Cristã (RICA), Elizabete Zacarias Leão, revelou que o sentimento depois da celebração é o de dever cumprido. Segundo ela, todos os outros seis catequistas também se sentem felizes ao ver os frutos do serviço dedicado à pastoral.

“Durante os encontros nós apresentamos o Cristo vivo, buscando sempre fazê-los sentir a presença de Deus em cada situação da vida. Ao final, vemos que nosso objetivo foi alcançado; conseguimos levar a palavra de Deus a cada um deles, que a acolheram e querem colocá-la em prática, participando de alguma pastoral. Isso para nós é muito gratificante”.

Padre Robert na homilia
Coordenadora do RICA faz a segunda leitura

Testemunhos de fé

Casada com Fabrício Junger, que também recebeu o sacramento, Kauane Feitosa Junger Gonçalves, de 23 anos, disse que receber o Crisma foi uma mistura de felicidade e gratidão. Ela contou que o processo de conversão dos dois, que eram testemunhas de Jeová, se deu através da busca pela verdade que o esposo começou a fazer. Foi assistindo aulas de filosofia e doutrina da Igreja – ministradas online por um sacerdote de Cuiabá – , que eles começaram a obter respostas para os questionamentos que possuíam.

“Eu era uma testemunha de Jeová convicta, tanto, que eu me opunha, mas não deixava de prestar atenção ao que o Padre Paulo Ricardo falava. Pouco a pouco fui dando vasão a todos os questionamentos que eu tentava suprimir”, revelou.

Depois de receber todos os sacramentos, o casal se alegra em poder educar a filha desde pequena na fé católica. Para Kauane, o contato da menina com as verdades da fé são primordiais para a formação humana e espiritual.

“Educar a minha filha na fé católica é uma das prioridades na minha vida, pois é o que há de mais importante na formação dela. Mais do que uma felicidade passageira, eu quero para ela a felicidade plena e eterna, que é estar junto de nosso Senhor e Salvador”.

O jovem Daniel Lima de Sousa, de 19 anos, relatou que sua motivação para entrar no crisma foi se aprofundar na fé, agora crismado, ele quer viver e testemunhar a palavra de Deus com mais afinco e já tem planos para evangelizar outros jovens.

“A princípio meu foco é participar do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), mas também quero entrar em alguma pastoral. Pretendo evangelizar pela forma como levo minha vida, falando aos jovens que ainda não conhecem a Cristo”, completou.

Kauane, Fabrício e Catarina de nove meses
Fabrício acende sua vela
Daniel recebe o óleo do Santo Crisma
Turmas reunidas para a foto oficial

Share this post:

Want To Support Our Cause?