Search
Close this search box.

Ratzinger: Coletânea De Textos Inéditos Pelos Seus 90 Anos

Ratzinger: Coletânea De Textos Inéditos Pelos Seus 90 Anos

Diversas publicações continuam a homenagear os 90 anos de Bento XVI, a serem celebrados no próximo domingo, 16 de abril.

Entre estas, encontra-se a obra “O tempo e a história. O sentido de nossa viagem”, uma coletânea de textos inéditos do teólogo e filósofo Joseph Ratzinger, escritos entre os anos de 1960 a 1976.

A antologia de textos constitui uma síntese de uma reflexão sobre as luzes e sombras da modernidade: os ídolos e os horrores do tempo presente, a obscuridade que caracterizou algumas fases históricas, a evolução e involução das civilizações, as questões sempre abertas entre fé e ciência, o desaparecimento dos “homens de Deus” que sustentaram no passado a cristandade.

Entre as tantas novidades, quatro textos publicados entre 1960 e 1976, escritos por Ratzinger antes de ser nomeado Arcebispo por Paulo VI, em 1977.

Em maio de 1957 Ratzinger obteve a cátedra em Teologia Fundamental na Universidade de Munique, e em dezembro do mesmo ano, a cátedra em Teologia Dogmática e Fundamental no Instituto Superior de Teologia e Filosofa de Frisinga.

Em 1959 lecionou na Universidade de Bonn. Em 1963 transferiu-se para a Universidade de Münster. Em 1966 foi nomeado para a cátedra de Teologia Dogmática junto à Universidade de Tubinga (em alemão: Eberhard Karls Universität Tübingen), onde foi colega de Hans Küng.

Os textos compreendem o arco de tempo em que foi docente universitário e estudioso, assim como o período conciliar. Para o jovem professor, de fato, foi uma experiência fundamental a participação, a partir de 1962, no Concílio Vaticano II, onde adquiriu notoriedade internacional.

Renovação da Igreja e anúncio cristão no mundo contemporâneo: estes os temas abordados pelo teólogo, hoje Papa emérito Bento XVI.

O livro é publicado pela Editora Piemme.

Foto: ANSA
Fonte: ArqRio

Share this post:

Want To Support Our Cause?