Search
Close this search box.

Catequese Online – Oração Cristã

Catequese Online – Oração Cristã

Nesta semana na Catequese Online o nosso seminarista Lucca falou sobre um dos mais importantes aspectos de nossa vida cristã e de nosso caminho para santidade: a oração, a transmissão completa pode ser vista neste link. No Catecismo da Igreja Católica fala-se sobre a oração cristã na quarta parte, a partir do número 2558. Porém, o Lucca nos apresentou mais uma fonte de ensinamentos da Igreja: o Catecismo de São Pio X (papa de 1903 a 1914), sendo organizado em perguntas simples, é mais uma excelente fonte de estudo. Em toda sua história a Igreja teve alguns catecismos publicados, mas todos falam da mesma doutrina, de formas diferentes, sendo, portanto, seguros.

O que é a oração?

Elevação da alma a Deus para adorá-lo, dar graças e pedir o que precisamos. É importante agradecer a Deus e adorá-lo, mas também devemos pedir, algo que muitos tem receio de fazer, porém o próprio Jesus Cristo nos ensinou (Mt 7, 7-12). Existem dois tipos de oração: mental e vocal. Realizamos a oração mental com a nossa alma, deve ser feita geralmente de improviso, como uma conversa, uma relação entre pai e filho. Já a oração vocal realizamos com as palavras, geralmente recitando, por exemplo, o Pai-Nosso, Ave-Maria, entre outras. Deve ser feita com atenção e devoção. Elas podem ser feitas de maneira pública, uma procissão, peregrinação, a Santa Missa; ou particular, onde oramos no nosso íntimo, para si próprio ou para outros.  A Santa Missa é a oração vocal e pública mais importante de toda a Igreja.

Em nome de quem devemos pedir a Deus as graças de necessitamos?

Em nome de Jesus Cristo, Senhor Nosso. É n’Ele que devemos colocar todas as nossas esperanças porque ele é o único mediador entre Deus e os homens, sem ele não há outra forma de se chegar a Deus.

O que devemos pedir?

Devemos pedir principalmente a glória de Deus, a nossa salvação e os meios para consegui-la. Devemos ter a consciência de que somos dependentes de Deus, sem ele não podemos nos salvar. Devemos pedir os sacramentos, principalmente a comunhão na hora da morte, que é uma graça excelente. Também podemos pedir bens materiais, desde que estes não sejam obstáculos no caminho de nossa salvação e da santidade.

Qual é a melhor disposição para fazer nossas orações eficazes?

Primeiramente, estar em estado de graça, do contrário será muito difícil ser atendido. Perdemos o estado de graça quando pecamos de forma grave e assim perdemos a amizade com Deus. Além disso, devemos ter uma atitude de recolhimento, humildade, perseverança e resignação:

  • Recolhimento: ter respeito e devoção, escolher um ambiente pacífico e silencioso, livre de distrações, para orar.
  • Humildade: reconhecer a nossa indignidade, incapacidade e miséria diante de Deus.
  • Perseverança: orar sem cessar, aumentando ainda mais o fervor caso Deus não nos atenda imediatamente.
  • Resignação: nos conformarmos com a vontade de Deus, que conhece melhor do que nós o que é necessário para nós.

Por quem devemos orar?

Devemos orar por todas as pessoas, por nós mesmos, por nossos parentes e conhecidos, superiores, bem feitores, os nossos inimigos, os pecadores, as almas do purgatório e aqueles que estão separados da Igreja. É bastante importante rezar não somente para aqueles que queridos a nós, mas também pelos nossos inimigos, para que se convertam e se reconcilie conosco, assim como os pecadores que reconciliem com Deus. As almas do purgatório, por vezes esquecidas, precisam muito de nossa intercessão a misericórdia de Deus para que possam passar pela purificação mais rapidamente e entrar na glória do céu. Nunca devemos presumir que alguém esteja no céu ou no inferno, só cabe a Deus julgar, portanto, rezemos por todos os falecidos.

Uma oração bem feita pode nos fortalecer na humildade, nos fazendo reconhecer a nossa dependência de Deus, nos faz progredir em outras virtudes como castidade e paciência. Também através da oração alcançamos a misericórdia de Deus e nos nutrimos de forças para combater o bom combate, resistir às tentações e guardar a fé.

 

O Pai-Nosso

Quando se fala de oração é geralmente realizada uma breve meditação do Pai-Nosso, por se tratar do modelo de oração a Deus, ensinada a nós por Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho Eterno do Pai. O Pai-Nosso resume em poucas palavras o que devemos pedir a Deus, contendo 7 petições ao todo:

“Santificado seja o Vosso nome…”

Que Deus seja glorificado e conhecido por todos da Terra.

 

“Venha a nós o Vosso Reino…”

O Reino pode se manifestar em três formas: em nós (a graça), em sociedade (a Igreja), no paraíso no céu. Que Deus reine em nós com a graça, pedimos pela Igreja e que propague o Evangelho, e que chegamos um dia no Reino Celeste.

 

“Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu…”

Que a vontade de Deus seja imposta sobre nossa vida, que nós sejamos fiéis ao que Deus quer realizar em nós.

 

“O pão nosso de cada dia nos dais hoje”

Pedimos o que é necessário para o corpo e para alma naquele dia. O sustento da vida espiritual: a Palavra e o Santíssimo Sacramento. Também o alimento material e o sustento de nossa vida temporal.

 

“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido…”

Graças aos nossos pecados temos uma dívida com a justiça divina, nesta vida ou na próxima. Pagamos os nossos pecados nesta vida com a penitência e mortificação. Na outra vida é mais triste, a condenação eterna ou no purgatório, se haver pecados não expiados. Devemos agradar a Deus aqui para não ter “contratempos” na vida eterna. Devemos perdoar o próximo, se não, não podemos esperar o perdão de Deus.

 

“E não nos deixeis cair em tentação…”

Pedimos para nos livrar das tentações, para não permitir que sejamos tentados ou nos dar a graça de resistir. Tentação é uma incitação ao pecado pelo demônio, o mundo e a carne. Deus permite as tentações para provar a nossa fidelidade, para fortalecer nossas virtudes (que devem ser praticadas!) e para aumentar nosso merecimento. Devemos evitar as tentações fugindo das ocasiões perigosas, guardando os sentidos, recebendo os Sacramentos, fazendo orações e sendo devotos de Maria Santíssima.

 

“Mas livrai-nos do mal…”

Pedimos que nos livre dos males do passado, presente e futuro, principalmente o pecado e a condenação eterna.

 

É necessário rezar o Pai-Nosso todos os dias porque todos os dias precisamos do auxílio de Deus. Devemos sempre buscar fortalecer a amizade com Ele através da oração pessoal constante.

 

A Catequese Online é transmitida todas as terças-feiras às 20 horas no Facebook da paróquia, aberta a todos que queriam saber mais dos ensinamentos da Igreja! Não perca!

 

São Pio X, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?