No início seu interesse principal era a glória do nome de sua família, até encontrar Santo Inácio de Loyola, também na Universidade de Paris. Rapidamente, Santo Inácio conquistou o coração de São Pedro Fabro, também co-fundador da Companhia de Jesus, mas por ser um homem de classe e apegado, São Francisco Xavier não entendia que deveria se desapegar de tudo por Jesus. Porém, um dia, enquanto São Pedro Fabro estava em viagem e Santo Inácio e São Francisco Xavier se encontraram sozinhos, Santo Inácio pronunciou uma famosa frase do Evangelho: “Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma”. Esta frase rasgou o coração de São Francisco Xavier, o deixando aos prantos, convertido, justificado e decidido a abandonar tudo pelo Senhor.
Para vencer sua natureza, São Francisco Xavier foi morar em um leprosário, onde conseguiu vencer a si mesmo cuidando dos leprosos, tendo um episódio onde ele abraçou, beijou e chupou as feridas do leproso mais cheio de feridas do leprosário. A partir dali ele não teve mais asco de nenhum doente e começou sua subida como um dos maiores apóstolos da Igreja.
São Francisco Xavier é conhecido pelas suas missões nas Índias e na Ásia, chegando ao Japão, realizando sinais extraordinários e dons proféticos, convertendo multidões, às vezes até somente com o olhar. Em 10 anos de missão ele andou em torno de 100 milhas, pregando, celebrando os sacramentos, mal comendo ou dormindo, batizou mais de 200 mil almas até não poder mais levantar o braço, ressuscitou 25 mortos e fez inúmeras curas e outros milagres.
Morreu próximo de seu maior sonho: converter a China, morrendo na praia da mesma pronunciando o nome de Jesus. Seu corpo não se decompôs tão facilmente, apesar dos esforços de seus companheiros para facilitar o transporte para Roma, exalando um perfume e continuando fresco. Hoje seu braço com que batizou tantos é uma relíquia, assim como o seu corpo, que se encontra na Basílica do Bom Jesus, em Goa na Índia. É sem dúvida o maior missionário desde o século XVI e padroeiro das missões.
O que Santa Teresinha do Menino Jesus, uma freira carmelita enclausurada tem em comum com São Francisco Xavier? Ambos são padroeiro das missões. Como é possível que uma freira enclausurada seja padroeira das missões? Durante sua vida Santa Teresinha também quis ser missionária para anunciar Jesus a todos, quem com um amor a Jesus como o dela não iria querer? Ela disse “Vou passar meu céu fazendo o bem na terra.”, a sua missão apenas começou após a sua morte, rapidamente se tornando uma santa popular, junto com os sus escritos, que ensinam a Pequena Via, um caminho de santificação possível para o homem moderno. Assim, ela continua sua missão sobre a terra, assim como São Francisco Xavier.
Que ambos os santos roguem por nós do céu em nossas próprias missões, da forma como fomos chamados a realizá-las!