Com apenas quatro meses desde a primeira reunião, o Terço Jovem da paróquia Santa Luzia corresponde às expectativas.
A iniciativa do Padre Cláudio Duarte pretendia criar um movimento para atrair jovens; sobretudo àqueles que não participam de grupos como EAC e EJC. Desde maio o grupo liderado por sete jovens paroquianos se reúne para rezar e conversar sobre assuntos expressados na Bíblia e presentes no cotidiano. Nas três primeiras semanas, as reuniões ocorrem fora da igreja, geralmente nas casas de outros jovens. A última semana do mês é destinada a reza do Terço composta por louvor, leitura da Bíblia e testemunho, na paróquia.
No início de cada encontro é apresentada a Caixa da Intenção onde são depositados os propósitos dos participantes. Ao final há um escolhido para cuidar da caixa durante toda a semana e rezar pelas intenções.
Existe ainda o Terço Urgente, para casos de pedidos externos de oração. O que ocorreu quando uma moradora da Cidade de Deus, avó de uma amiga do grupo, foi atingida por uma bala perdida.
Em agosto o terço foi celebrado na noite de 31/08 na capela São Pedro, no bairro do Anil, e falou sobre perdão (“a nós mesmos, aos outros e a Deus”). Com cronograma bastante elaborado e ainda uma página no Facebook (Loucos por Ti, Maria) os jovens se dividem para criar atividades que deixem os encontros dinâmicos e agradáveis.
“Recebemos pessoas de várias faixas etárias, mas nos dedicamos em preparar algo para os jovens a fim de desmistificar que rezar o terço é chato” explica Fernanda
Gonçalves, apresentada ao Terço na Paróquia Nossa Senhora da Apresentação (Irajá) trabalhou para instituí-lo em nossa igreja. O número de participantes tem crescido a cada encontro, há uma lista de famílias inscritas até fevereiro de 2018 para receber o Terço.
No sábado, 16/09, nossos jovens estarão reunidos a partir de 18:30, em nosso pátio, para um lual que será iniciado junto com a Santa Missa.