Paróquia Santa Luzia

Domingo De Ramos é Celebrado Com Procissão E Novo Teto Da igreja

O Domingo de Ramos, celebrado dia 25 de março, marcou o início da Semana Santa com procissão matutina pelas ruas do bairro. O forte sol não inibiu os fiéis, que permaneceram na igreja até aproximadamente 11 horas, horário em que terminou a primeira Missa do dia, celebrada pelo pároco, padre Robert Chrząszcz. Após um mês com a igreja fechada para a construção do teto – que já se encontra em fase final –  os paroquianos puderam conferir o andamento da obra, suspensa por ocasião da Semana Santa.

Povo rezando e cantando durante a procissão
Mesmo debaixo de sol forte, povo acompanha a procissão

Na celebração litúrgica do Domingo de Ramos, recordamos duas realidades: a entrada triunfal de Jesus na cidade santa de Jerusalém, ocasião em que se manifesta a Sua realeza divina — Ele é aclamado com cantos de hosana pela multidão — e, ao mesmo tempo, o mistério da Sua Paixão. Por conta disso, o evangelho foi proclamado pelos diáconos Pedro Manoel Lopes, Antônio Alfredo e Durval dos Santos Fernandes, que narraram os dois mistérios (a entrada solene do Senhor Jesus em Jerusalém e o Mistério de sua Paixão, Morte e Sepultura).

Durante a homilia, padre Robert falou da importância de frequentar a igreja, especialmente durante a Semana Santa. Ele destacou que precisamos reconhecer o sacrifício de Jesus por nós.

“É fácil vir à igreja hoje e estar ao lado Dele neste domingo, que é considerado um momento alegre. Mas na Sexta-feira da Paixão nós também devemos estar aqui. Já imaginou alguém sendo sacrificado por você sem o devido reconhecimento?”.

O pároco também comparou a nossa vida com a das pessoas que conviveram com Jesus Cristo à época e salientou que nossas debilidades são muito parecidas.

“Em algum momento da vida já agimos igual às pessoas daquele tempo. Por vezes pensamos que Deus nos abandonou e até julgamos a morte ser mais fácil para Ele, pois estava na presença do Pai”.

No bairro do Anil a procissão aconteceu no final da tarde com missa na Capela Nossa Senhora Aparecida. A última celebração do dia, às 19h30 na matriz, foi presidida pelo vigário paroquial, padre Jair de Freitas Guimarães.

Padre Robert conduziu a procissão do Domingo de Ramos
Diácono Pedro na proclamação do Evangelho
Padre Jair em sua primeira Procissão na paróquia
Em destaque o paroquiano que interpretará Jesus, na Peça da Paixão de Cristo
Obras do novo teto da igreja, onde foi celebrada a Santa Missa. A conclusão total da obra está prevista para a Quinta-Feira Santa (29)
Novo teto e imagem de Cristo crucificado coberta com um véu roxo

Semana Santa 

O calendário com a programação da Semana Santa pode ser encontrado aqui. Acesse e compartilhe!

Contribuição: https://padrepauloricardo.org/episodios/domingo-de-ramos-e-da-paixao-do-senhor-mmxviii

Sair da versão mobile