Paróquia Santa Luzia

Live Setor Juventude – Pentecostes

Na Live Setor Juventude desta semana, no espírito desta semana da Novena de Pentecostes, o Guilherme, membro do EJC, PASCOM e do Setor Juventude, conversou com a Luana, do EJC e dos Irmãos da Misericórdia, grandes conhecidos de nós paroquianos, justamente sobre Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e o momento onde começou a missão evangelizadora da Igreja.

Jesus disse aos apóstolos que ainda havia muitas coisas a dizer-lhes, mas que eles não podiam compreender naquele momento, mas viria o Espírito da Verdade para os levar a plena verdade (Jo 16, 12-15). Jesus ordenou aos discípulos que não se afastassem de Jerusalém até que recebessem o Espírito Santo (At 1, 4) e os apóstolos o fizeram, ficando recolhidos em oração no cenáculo. Nós também nesta semana da Novena de Pentecostes devemos nos recolher a esperar a vinda gloriosa do Espírito Santo.

Porém, não devemos pedir o Espírito Santo e nos lembrar d’Ele no tempo de Pentecostes. Devemos pedir o Espírito Santo todos os dias, porque é a ação d’Ele que nos faz nos aproximar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nosso Senhor subiu aos céus para enviar o Espírito Santo para isto, para nos transformar e nos aproximar d’Ele, assim como fez com os apóstolos, que estavam trancados no cenáculo por medo dos judeus, mas que saíram no mesmo momento para evangelizar ao receber o Espírito Santo.

Exemplos não faltam na história da Igreja do poder transformador do Espírito Santo, todos os santos foram transformados pelo Espírito Santo de alguma maneira. Porém, o exemplo de Pedro e Paulo apóstolos é de grande inspiração para toda a Igreja desde o seu nascimento.

Pedro exaltou a si mesmo dizendo que iria para qualquer lugar que o Senhor fosse, até a morte, mas fugiu e negou a Jesus três vezes, mas logo depois se arrependeu e chorou amargamente (Mt 26, 69-75). Redimido pelo sangue do Cordeiro, Pedro se tornou o primeiro papa, como Jesus lhe havia dito e morreu crucificado de cabeça para baixo, pois não se achava digno de morrer como seu Mestre e Senhor.

Do mesmo modo, Paulo, que perseguia os cristãos, teve um violento encontro com o Cristo no Caminho de Damasco, se converteu, se tornou apóstolo dos gentios, levando o Evangelho aos povos pagãos e levando ao máximo o mandato de Jesus de pregar o Evangelho a toda criatura. Segundo a tradição, São Paulo também morreu mártir por defender a fé, mas não antes de dizer “Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé.” (2Ts 4,7) e “Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

Porém, não é necessário atos heroicos como os de São Pedro e São Paulo para ter um verdadeiro encontro com o Espírito Santo. Também não é necessário ser arrebatado, gritar, cantar, falar em línguas, entre outras manifestações. Estas manifestações do Espírito Santo acontecem e são boas, porém o encontro pode ser feito também, ou até mais vezes, no silêncio e no recolhimento da oração. Como diz Santa Teresa D’Ávila: “Eu não vejo, eu não ouço, mas eu creio.”. Creia que o Espírito Santo virá e irá lhe transformar, da forma que Ele achar melhor, particularmente para você.

Peça essa vinda do Espírito Santo através da Virgem Maria, que Tempo do Espírito Santo. O Espírito Santo é esposo da Virgem Maria e não há nada que o atraia mais do que o seu Imaculado Coração. Através da Virgem Maria o Espírito Santo virá sem demora porque Ele verá sua esposa a qual muito ama. A Virgem Maria, em seu silêncio durante a vida, tinha a chama ardente do Espírito Santo em seu coração.

Portanto, nessa semana em que se aproxima Pentecostes, reze para a vinda d’Ele em sua vida, para que você possa escutar a voz do Senhor através dele e se unir cada vez mais ao Cristo, não só em Pentecostes, mas todos os dias até a união plena no céu.

 

Nossa Senhora de Pentecostes, rogai por nós!

Sair da versão mobile