Paróquia Santa Luzia

Setor Juventude – Reconstrução Em Cristo

Nesta semana da nossa live do Setor Juventude que teve como tema a “Reconstrução em Cristo”, contamos com a participação de nosso seminarista Islandsom, que também faz parte do Setor Juventude e do Anailson, que participa do Terço Jovem. Foi mais uma live riquíssima de temas pertinentes não só ao jovem, mas a todo católico que busca crescer na fé e permanecer no caminho de santidade a que todos nós somos chamados.

Anailson começou contando o seu testemunho de conversão, onde falou que participou do 8° EAC, mas após isso se afastou da Igreja após um ano. Por volta de julho de 2018, sua namorada o chamou para um retiro. Ele não queria ir, mas graças a insistência dela ele resolveu ir, foram 3 dias de retiro e ele descreve como “os três dias mais incríveis da minha vida”. Foi deste momento em diante que ele começou a sua caminhada de reconstrução em Cristo, frequentando a Igreja, percebendo que ali se encontrava a verdade felicidade, em comparação a felicidade passageira que se encontra no mundo. Porém, o caminho não é fácil e cheio de renúncias, mas ele sempre conseguiu perseverar apesar de ter pensado em desistir algumas vezes.

O amor e a renúncia são temas bastante constantes quando se trata da reconstrução em Cristo. Na live, meditamos a Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 5, versículos de 11 a 17. Percebe-se o quanto Deus nos ama. Corinto era muito desenvolvida economicamente, na época, mas era também conhecida pelo seu grande desprezo por assuntos espirituais, era conhecida pelo pecado. São Paulo escreveu duas cartas a esta comunidade, insistentemente exortando-os para se convertessem e percebessem que havia um amor maior que os pecados por eles cometidos. É sempre possível uma reconstrução em Cristo.

O tema de renúncia foi exemplificado pela vida de São Francisco de Assis, que foi chamado por Jesus para reconstruir sua Igreja Corpo Místico de Cristo, que a época passava por muitos desafios, como sempre em sua gloriosa história de mais de 2000 anos. Ele vendeu tudo o que tinha, seu pai ficou enfurecido e o trouxe de volta para casa, porém sua mãe o deixou sair novamente, e novamente ele voltou a pequena igreja que tinha em Assis para ali viver. No fim, seu pai lhe deu o ultimato, ou ele voltava para casa, ou perderia toda sua herança. São Francisco de Assis não só renunciou toda sua herança, mas as roupas que vestia e o próprio pai para viver para o Pai que está nos céus. Todos nós sabemos hoje o grande santo que foi São Francisco de Assis e sua contribuição para a Igreja.

Por fim, Islandsom e Anailson nos deram três dicas, três passos para realizar uma reconstrução em Cristo:

  1. Sentir-se amado por Deus: devemos dar esse passo inicial, Jesus nos ama, a ponto de morrer por cada um de nós, pessoalmente.
  2. Reconhecer o amor próprio (amar-se): se Ele me amou primeiro, como não posso me amar? Porém, o amor em Deus, e não o amor que cai no egoismo e vaidade.
  3. Amor ao próximo porque amo a Deus: compartilhar o amor que Deus para conosco com os outros.

Somente assim teremos o ciclo perfeito de amor que Deus planejou para nós! Com estes três passos é possível realizar uma reconstrução em Cristo, entrar no caminho da santidade e perseverar, mesmo com todos as cruzes do dia a dia.

E você? Já passou por uma experiência de reconstrução em Cristo? Conte para nós em nossas redes sociais!

Live do Setor Juventude ocorre toda segunda-feira às 20:00 horas no Instagram da paróquia. Participe!

 

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Sair da versão mobile