Paróquia Santa Luzia

Santa Angela De Foligno

Nasceu no ano de 1248, no povoado de Foligno, Úmbria, terra de São Francisco de Assis (Itália). É considerada uma das primeiras místicas italianas.

Bela jovem, bem prendada pela natureza, alegre e vaidosa, casou-se com um moço rico da cidade. Desta união Santa Angela de Foligno_1.jpgnasceram vários filhos, que aos poucos foram morrendo assim como aconteceu com o pai. Ângela que gostava muito de se divertir na sociedade aos quarenta anos parou e questionou-se diante dos acontecimentos e do seu vazio interior.

Registrou a própria Ângela: “Descontente comigo mesma, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus me mostrou os meus pecados e minha alma encheu-se de pavor, prevendo a possibilidade de minha condenação…Pedi a Nossa Senhora que me conduzisse a um Sacerdote esclarecido ao qual pudesse fazer minha confissão geral”.

Depois foi em romaria até a cidade de Assis, onde está o túmulo de São Francisco, e ali radicalmente se converteu, distribuiu os bens aos pobres e entrou para a Ordem Terceira Franciscana.

Ao permanecer viúva amou o Crucificado no Mistério de sua Paixão, teve experiência profundas com o Senhor e vivendo os votos de castidade, pobreza e humildade.

A vida de Santa Ãngela, como a dos santos todos, foi selada pela cruz e pela certeza da vitória sobre o demônio que a tentava na sexualidade e queria vê-la na descrença da misericórdia Divina.

Admiradora de São Francisco de Assis, ela procurava imitá-lo na pobreza e no serviço aos irmãos. Viveu uma profunda experiência mística, a ponto de ser incompreendida pelos próprios contemporâneos. Ela conta num livro a sua experiência com Deus. Sua auto-biografia é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média, marcando a vida espiritual de muitos cristãos. Santa Ângela está colocada ao lado de grandes místicos como Santa Teresa, São João da Cruz e outros.

Ela dizia: Procure amar a Deus com todo o coração, pois Deus mora no coração. Ele é o único que dá e que pode dar a paz. Santa Ângela faleceu em 1309, na mesma cidade em que nasceu e viveu.

Santa Ângela faleceu no ano de 1309 com a graça de vitórias alcançadas, pois na oração e pelas obras de caridade tudo suportou.

 

The post Santa Angela de Foligno appeared first on Arautos do Evangelho.

Fonte: Santo do Dia – Arautos do Evangelho

Sair da versão mobile