Neste domingo, dia 29 de novembro de 2020, começou o tempo do Advento, dando início também ao novo ano litúrgico da Igreja. A palavra “Advento” é originado do latim “ad-venio” que significa “chegar, vir”, e é exatamente isso que fazemos durante este período: esperamos a chegada do menino Jesus no Natal. Este é um tempo de alegria, mas também de reflexão e penitência para nos preparemos bem para a chegada do Senhor na história humana para sofrer por nós e nos salvar.
Para isso a Igreja divide o Advento em duas partes onde meditamos sobre as duas vindas de Jesus. As duas primeiras semanas são meditadas a segunda vinda de Jesus em glória no fim do mundo. Já as duas últimas semanas são refletidos o nascimento de Jesus no Natal. Para se preparar bem para este tempo a Igreja utiliza a roxa nos paramentos da Igreja, exceto no terceiro domingo do Advento, o Domingo Gaudete (da alegria), onde pode se usar a cor rosa também. A cor roxa é símbolo de penitência e preparação. Assim como na Quaresma, o hino do Glória também é suprimido na Santa Missa durante este período.
Não devemos nos esquecer desse tempo tão importante por causa dos nossos afazeres cotidianos, da compra de presentes e outras preocupações que hoje tiram o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, façamos o que Jesus nos pede no Evangelho deste 1° Domingo do Advento: vigiai! Seja vigilante em oração neste tempo, aumentando as práticas de oração, a reza do Santo Terço, entre outras orações, principalmente em família, para meditarmos sobre o Cristo que vem renovar as nossas vidas.
Fique atento para mais artigos sobre o tempo do Advento nos próximos dias e semanas!
Você precisa fazer login para comentar.