Search
Close this search box.

O Que Podemos Aprender Com São Pedro?

O Que Podemos Aprender Com São Pedro?

Comemoramos nestes dia 28 de Junho de 2020 mais uma Festa de São Pedro e São Paulo Apóstolos, dois dos maiores santos da Igreja e que são já muito conhecidos em suas histórias heroicas. No caso de São Pedro, conviveu com Nosso Senhor Jesus Cristo pessoalmente, aprendeu dele, e mesmo negando a Nosso Senhor três vezes, se redimiu e se tornou o primeiro papa da Igreja, a pedra sobre a qual está fundada toda ela. Já São Paulo, na época se chamava Saulo, teve um encontro violento com Jesus no caminho de Damasco e também se redimiu, de perseguidor dos cristãos para apóstolo dos gentios e anunciador do Evangelho a todos os povos.

O que podemos aprender com São Pedro e São Paulo, portanto, é a redenção e o quanto Deus é misericordioso, dois pontos centrais dos ensinamentos do próprio Senhor Jesus. Como nesta solenidade também se comemora o Dia do Papa iremos falar sobre São Pedro mais especialmente.

São Pedro não só negou Jesus três vezes após a sua captura pelos sumo sacerdotes e chefes da lei, em sua passagem mais famosa, mas também entrou em alguns conflitos com Jesus por não entender que sua missão era se sacrificar pelos pecadores, libertar Israel e todo o mundo espiritualmente, e não materialmente, os libertando dos romanos. Pedro era inconstante, logo depois de declarar sua fé em Jesus e de ser anunciado como a pedra que iria sustentar toda a Igreja (Mt 16, 16-20), ao ouvir Jesus falar que deveria ir a Jerusalém, sofrer, morrer e ressuscitar ao terceiro dia, Pedro diz:

Que Deus não permita isso, Senhor! Isto não te acontecerá! (Mt, 16, 22)

No qual Jesus o repreende severamente:

Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” (Mt. 16, 23)

Logo após isso Jesus nos ensina que se quisermos seguí-lo devemos renunciar a nós mesmos, carregar a cruz dia após dia e seguí-lo (Mt. 16, 24). Jesus disse isto a Pedro, a todos os apóstolos e sua mensagem chega até nós. Nosso Senhor nos ensina o caminho de renuncia e de cruz, também, através de São Pedro. Existem outras passagens do Evangelho que mostra a inconstância de Pedro e os apóstolos. Isso nos faz lembrar a nós mesmos, que em um momento se confessa, fica em estado de graça, agrada a Deus com boas ações, mas no momento seguinte peca e cai novamente em desgraça. Porém, o Senhor também nos ensina sua misericórdia, apesar de cair, São Pedro sempre se levantou e por isso sua primazia entre os apóstolos sempre se manteve até mesmo no pior momento.

Após a Última Ceia, a caminho do Monte das Oliveiras Jesus diz aos seus discípulos que Ele seria para todos eles ocasião de queda porque está escrito em Zacarias: “Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersadas.”. Pedro, porém, disse que com ele isso nunca aconteceria, e mesmo quando o Senhor diz a ele que até o fim da noite Lhe negaria três vezes ele mesmo assim garante que nunca Lhe negaria (Mt. 26, 30-35). Os apóstolos tinham acabado de sair da Última Ceia, um momento muito especial, porém, é necessário tomar cuidado com fervores passageiros e ouvir a voz do Senhor.

Como sabemos, Pedro negou ao Senhor três vezes após todos fugirem com a sua prisão, se cumprindo assim o que Jesus tinha dito. Porém, após perceber o seu erro, Pedro chorou amargamente (Mt. 26, 69-75) em completo arrependimento. Todos nós temos nossas fraquezas, mas devemos nos arrepender de ter ofendido ao Senhor e pedir a sua misericórdia que ele nos concederá, assim como concedeu a Pedro.

Para redimir Pedro com mais perfeição e deixar claro a sua missão como chefe da Igreja, após a Ressureição o Senhor apareceu aos discípulos inúmeras vezes, em uma delas Jesus confirma o pastoreio de Pedro.

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. (Jo 21, 15-17)

Como que redimindo cada negação, Jesus pergunta três vez se Pedro o amava, e também confirma sua missão por três vezes. Também nós somos perguntados e chamados a nossa vocação de santidade, devemos responder com o coração como São Pedro.

São Pedro e São Paulo, apóstolos, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?