Search
Close this search box.

Lives Da Semana – Catequese

Lives Da Semana – Catequese

Nesta semana continuamos com as lives em nossas redes sociais, onde você pode saber mais sobre os movimentos e pastorais da paróquia e saber mais sobre a nossa fé nas catequeses semanais. Sempre fique de olho no cronograma semanal para não perder nenhuma transmissão!

 

Catequese

Na Catequese Online desta semana foi dado prosseguimento ao ensino dos dez mandamentos com o seminarista Gabriel, que nos falou sobre o sexto e o nono mandamentos, que tem como ponto central a castidade e o amor verdadeiro para com as pessoas: não pecar contra a castidadenão cobiçar a mulher do próximo.

O sexto mandamento nos fala exclusivamente sobre castidade. Deus criou o homem e mulher a sua imagem e semelhança para que tivessem uma comunhão de amor, “Crescei e multiplicai-vos” disse Deus (Gn 1,28). O homem e a mulher se completam em suas diferenças. Jesus, no entanto, veio para nos dar um novo significado a este mandamento, pecar contra a castidade não é só adultério, Jesus nos disse que um olhar desejando alguém sexualmente já é adultério. Ele trás de volta o significado da sexualidade do homem. Devemos utilizar a sexualidade dentro do plano de Deus, através do casamento. Este mandamento não nos proíbe, mas sim nos liberta ao não permitir que usemos ou sejamos usados pelos outros. Este mandamento condena também todo tipo de luxúria: masturbação, fornicação, estupro, adultério, pornografia, prostituição, todos eles pecados gravíssimos que abalam a dignidade humana e podem deixar marcas eternas, tanto físicas como espirituais.

O nono mandamento vai no mesmo sentido, valendo para ambos homens e mulheres, mas especialmente para o homem, que tem uma tendência de olhar e desejar. Com o pecado original as relações humanas ficaram distorcidas e passamos a ter a tendência de olhar para as pessoas como objetos. Devemos olhar para o outro como irmão e irmã, com a dignidade de filhos de Deus, pessoas que têm alma e não só algo para satisfazer prazeres. Devemos pedir a graça de Deus para que sejamos puros de coração, fujamos das ocasiões de pecados e vivamos também a santidade em nossas relações humanas.

Este foi apenas um pequeno resumo do que o Gabriel nos ensinou esta semana. Ainda dá tempo de assistir e aprender mais sobre nossa fé através DESTE LINK. A catequese é transmitida toda terça-feira às 20 horas, não perca!

Share this post:

Want To Support Our Cause?