Search
Close this search box.

Lives Da Semana – Catequese

Lives Da Semana – Catequese

Nesta semana tivemos novamente a transmissão da Catequese Online, que ocorre toda terça-feira, às 20 horas. Mais uma vez, um de nossos seminaristas explicou detalhes sobre a nossa fé. Desta vez o nosso seminarista Islandsom, que explicou sobre o 7° e o 8° mandamentos da Lei de Deus.

Para começar, ele nos recorda quais são as três condições para um pecado mortal seja cometido: seja matéria grave, a pessoa tenha plena consciência de que é matéria grave e, por fim, há pleno consentimento apesar disto.

O 7° mandamento é não roubarás. Este mandamento, como todos os mandamentos, não só fala simplesmente do roubo como nós estamos acostumados, ou seja, subtrair algo de alguém sem o seu consentimento, mas sim aborda ensinamentos muito mais profundos. Este mandamento fala também da justa administração e divisão dos bens humanos e da natureza, sobre a propriedade privada, a distribuição de rendimento justo aos trabalhadores, entre outros contextos.

Deus quis que dominássemos sobre todos os animais e plantas sobre a Terra e com isso vem uma grande responsabilidade. Tudo o que existe sobre a Terra é de todos, porém Deus confiou a administração desses bens a determinadas pessoas. A propriedade privada é algo que a Igreja aprova, porém ela ensina que não é um direito absoluto, ou seja, ainda que possuamos algo, devemos administrar estes bens confiados por Deus visando sempre o bem comum. A Igreja, porém, também condena o outro extremo, onde defende-se que não se deve haver propriedade privada e que tudo deve pertencer ao Estado.

Este mandamento também fala sobre os bens imateriais: o plágio, a “cola” na escola, downloads e fotocópias ilegais, e pirataria em geral, todas são condenáveis no 7° mandamento, em todos os casos uma pessoa se apropria de algo que não é seu desprezando o esforço  de trabalho dos verdadeiros autores. As nossas obrigações como cidadão também são matéria neste mandamento: sonegação de impostos e outros meios para fugir dos impostos também é um ato de roubo, é uma obrigação civil e auxilia na manutenção da sociedade e do bem comum.

Por último, mas não menos importante, este mandamento também trata das pessoas. Infelizmente, ainda hoje existe o tráfico humano ou de órgãos, a prostituição e a escravidão. O nosso valor como Filhos de Deus é inestimável: o próprio sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Destruir essa dignidade comprando e vendendo pessoas, muitas vezes lhes roubando a liberdade e a vida, é um pecado gravíssimo e que devemos sempre combater.

No 8° mandamento, não levantar falso testemunho, também envolve muito mais do que simplesmente mentir. Quem mente engana-se a si mesmo e ilude o outro, atenta contra a justiça e o amor, sendo uma forma de violência. A mentira foi criada pelo Satanás ainda no Jardim do Éden para seduzir e enganas nossos primeiros pais, por isso ele é conhecido como Pai da Mentira. A mentira causa a divisão entre as pessoas, impede que amor entre nas relações interpessoais e, por vezes, causa danos profundos. Uma mentira pública, em tribunais, especialmente sob juramente, são particularmente graves pois atentam contra a reputação de quem se está caluniando e impede o justo julgamento de um juiz.  Juízo temerário (acusar sem provas), maledicência (falar mal dos outros) e calúnia, são todas formas de mentira que atenta contra a reputação de outrem.

Na história da Igreja a mentira foi origem de várias divisões e rupturas. Muitas das heresias com que a Igreja sofreu e sofre até hoje são baseadas em mentiras, por vezes sutis, que enganam fieis desavisados ou ignorantes no assunto em questão. É bastante claro que a mentira é uma obra diabólica que tenta nos dividir, desde os primeiros séculos. Ainda na Igreja, este mandamento também fala do sigilo da confissão, que é algo sagrado e não pode ser quebrado em nenhuma hipótese e deve ser observado com cuidado por todos os sacerdotes, sendo pecado grave passível de excomunhão.

É importante sempre estarmos alertas, a mentira em si pode ser considerada um pecado venial, mas se torna grave quando ocorre alguns dos pontos acima. O ideal é sempre ser servo da Verdade, por mais difícil que seja. Não podemos dizer que somos testemunhas da verdade, que é Cristo, sem não praticamos os seus mandamentos, isto seria uma mentira, além de ofender outros mandamentos.

A catequese completa pode ser vista NESTE LINK. Lembrando que a Catequese Online ocorre toda terça-feira às 20 horas, não perca!

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?