Search
Close this search box.

Lives Da Semana – Catequese

Lives Da Semana – Catequese

Na Catequese Online desta semana, iremos entender um pouco sobre o 10° mandamento: Não cobiçar as coisas alheias. É possível encontrar uma reflexão sobre este mandamento na Bíblia em Êxodo 20, 17 e no Catecismo da Igreja Católica a partir do número 2534.
O Catecismo da Igreja Católica nos diz que o 10° mandamento é um desejo que parte de nós mesmos e está em conjunto com o 9° mandamento – Não desejar a mulher do próximo. É possível e necessário desejar ter melhorias de vida e de bens, contanto que os objetos de desejo não pertençam à outras pessoas. Através desta falha podemos ver como o mundo atual não está cumprindo com este mandamento, pois as roubalheiras e traições persistem em nossa sociedade, chegando ao cenário onde uns tem pouco ou quase nada, enquanto outros tem em exagero. Por este desejo ser uma vontade nossa, acabamos não nos atentando às vontades de Deus e acabamos passando despercebidos pela necessidade real do outro. Mais do que ter, é preciso ser. Ser mais humano para ver a dificuldade do outro e não “puxar o tapete” dele para que você passe em cima. Trazendo o mandamento para uma situação atual, podemos ver que durante essa pandemia o uso de álcool em gel se mostra necessário. Com essa necessidade, a ganância também cresceu e os preços do álcool subiram exorbitantemente, assim como quem tinha mais condições de pagar pelo preço absurdo, comprou mais que o necessário deixando parte da população sem nada.

É preciso tomar medidas para que sejamos mais do que os bens que possuímos ou desejamos, uma forma de se redimir é através da confissão. Deus nos deu essa possibilidade para nos arrependermos e termos a chance de ser diferente. Mesmo neste tempo em que há impossibilidade de se encontrar presencialmente com um padre, é importante fazermos a reflexão pessoal em casa, rezando o ato de contrição e procurando fazer o desprendimento do que não nos aproxima de Deus. No momento atual, começamos a dar valor às situações cotidianas depois que começamos a perdê-las, como ir à Santa Missa. Não espere perder para saber o valor dos momentos que passamos, é preciso ter paciência durante essa pandemia, estamos todos tentando nos adaptar da melhor forma possível, então se adapte a servir Cristo de dentro da sua casa: fazendo uma doação, rezando com a família, sendo mais paciente, rezando pelos doentes e pelos que precisam trabalhar, etc.

Quando rezarmos, pedir, sobretudo, que seja feita a vontade de Deus e que não percamos a esperança de dias melhores, pois são essas atitudes que nos ajudarão a enfrentar os dias que estão por vir.

O vídeo da catequese pode ser visualizado através deste LINK.

Catequese Online é transmitida todas as terças-feiras às 20 horas no Facebook da paróquia! Não deixe de acompanhar e aprofundar mais o conhecimento sobre os ensinamentos da Igreja!

 

Santo Antônio, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?