Search
Close this search box.

Lives Da Semana – Catequese E “A Pastoral”

Lives Da Semana – Catequese E “A Pastoral”

Nesta semana continuamos com as lives em nossas redes sociais, onde você pode saber mais sobre os movimentos e pastorais da paróquia e saber mais sobre a nossa fé nas catequeses semanais. Sempre fique de olho no cronograma semanal para não perder nenhuma transmissão!

 

Catequese

Na Catequese Online desta semana o nosso seminarista Lucca continuou a explicar sobre os dez mandamentos, explicando nesta transmissão sobre o quarto e o quinto mandamento: honrar pai e mãenão matar.

Os mandamentos podem parecer simples lidos da forma mais comum, mas eles possuem uma profundidade muito maior no ensinamento da igreja, no catecismo e no Código de Direito Canônico.

O quarto mandamento, honrar pai e mãe, vai muito além de apenas respeitar os pais, ele fala também sobre o respeito e obediência, não só aos pais, mas também às autoridades constituídas, civis e religiosas. Além disso, este mandamento não é somente para filhos, mas engloba deveres relacionados a toda a família: pai com o filho, filho com pai, e os cônjuges. Todos os deveres que devem ser desempenhados, no entanto, encontram seu ponto focal no amor, que é onde Deus encontra-se presente. Este mandamento também nos ensina sobre os deveres com o Estado. Obediência às autoridades, quando lícito, ou seja, é necessário obedecer primeiro a Deus do que aos homens.

O quinto mandamento, não matar, além do homicídio, também contempla qualquer tipo de ferimento ou agressão injusta. Como deveres pessoais é necessário guardar a sua própria vida: suicídio, até mesmo sem êxito, é um pecado grave, assim como se submeter a riscos sem uma razão justa; mutilação do corpo também é grave, e só deve ser feito caso seja de vida ou morte. No cuidado ao próximo, o pecado do aborto tem ênfase especial já que retira a vida de uma criança inocente, é um pecado que clama justiça a Deus e punido com excomunhão de todos os envolvidos conscientemente (mãe, pai, médicos e enfermeiros). Também a Eutanásia é um pecado grave, porque, como no aborto, somente a Deus, Senhor da Vida, é que compete o direito sobre a vida de alguém e não temos o direito de adiantar a morte de uma pessoa.

Também foi discutido sobre temas que geralmente causam dúvidas como: legitima defesa, pena de morte e guerra justa. Ficou curioso? Veja a catequese completa NESTE LINK. A catequese é transmitida toda terça-feira às 20 horas, não perca!

 

 

“A Pastoral”

 

Na transmissão dessa semana do “A Pastoral” o Pe. Jorge conversou com a Pastoral da Música e a Pastoral da Liturgia, duas pastorais que são muito importantes durante a Santa Missa para que todos tenham a melhor experiência possível de encontro com Deus.

Quem representou a Pastoral da Música foi uma das coordenadoras, a Bia, já bem conhecida na paróquia. Ela contou que desde pequena frequentava a paróquia, fez primeira comunhão com 9 anos, foi coroinha, participa do coral e hoje está se preparando para o sacramento do matrimônio. Ela comentou o quanto é importante ao participar de uma pastoral ter uma vida de acordo com os valores cristãos e se dedicar a este serviço a Deus. A pastoral da música, especialmente, que necessita de muita dedicação e preparo, é necessário essa consciência e se doar de fato a Deus para tornar a Santa Missa ainda mais bela. É muito importante ser este exemplo para outros fiéis da paróquia, já que a Pastoral da Música está sempre ativa e seus membros são muito vistos e conhecidos.

O nosso pároco, que também tem gosto pela música e canto desde cedo, também enfatizou este espírito e também o quão importante é a formação musical para bem servir nesta pastoral que está sempre em busca de novos membros, também para sempre evoluir e encontrar novas formas de evangelizar através da música. Caso você tenha interesse pela música, já tenha formação ou saiba tocar algum instrumento e queria participar da pastoral, procure o Pe. Jorge, a Bia, a secretária, ou qualquer membro da Pastoral da Música, você será muito bem-vindo!

Logo em seguida, o Pe. Jorge conversou com a Rosângela e o Zé, também muito queridos na nossa comunidade, que são coordenadores da Pastoral da Liturgia.  O ponto mais importante na liturgia é a organização e os membros da pastoral tem sempre isso em mente, é necessário também se dedicar, ler a sua leitura com antecedência, praticar e refletir sobre a leitura para que não seja apena uma leitura qualquer, mas que seja realmente o anúncio da Palavra. Este ministério é muito importante e às quem o faz não acha importante o suficiente, mas é muito importante e necessita de muito amor e dedicação. A liturgia da Igreja é rica e sempre há muito o que aprender e conhecer para cada vez mais honrar o Santo Sacrifício da Missa. Se você tiver esta sede de conhecimento sobre a liturgia e gostaria de ajudar neste nobre serviço, converse com padre ou com os coordenadores!

A transmissão do “A Pastoral” é realizada toda quarta-feira às 20 horas no Instagram da paróquia. Venha conhecer mais sobre as pastorais de nossa grande família!

 

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?