Search
Close this search box.

Setor Juventude – O Jovem Católico No Mundo

Setor Juventude – O Jovem Católico No Mundo

Nesta segunda-feira tivemos mais uma Live Setor Juventude, uma live especialmente feita para os jovens da paróquia baterem um papo sobre a nossa fé católica no contexto da juventude cristã e católica. A live ocorre todas as segundas-feiras às 20:00 horas no Instagram da paróquia. Venha bater um papo conosco!

Nesta live a Carol e o Léo, membros do Setor Juventude, contaram um pouco sobre suas conversões para a Igreja Católica e como é ser jovem católico no mundo e seus desafios.

A Carol ia a Igreja desde pequena, mas após certo tempo parou de ir. No entanto, já faz 5 anos que ela voltou a Igreja Católica e decidiu viver a vida segundo os mandamentos da Igreja. Porém, há muitos desafios, principalmente em relação às críticas de outras pessoas que não entendiam a sua opção pela verdadeira Igreja de Cristo. Como ela chegou a participar também de outras igrejas, a família também a questionou sobre se era isso mesmo que ela queria.

Porém, ela não se deixou abater, até mesmo com o bullying sofrido na faculdade por ser cristã, pelos colegas e por professores que falavam mal da Igreja. Começou a estudar sobre Cristo e sua Igreja, ficando mais preparada para defender a sua fé, se apaixonando cada vez mais pela Igreja no processo.

O Léo passou por problemas parecidos. Sua família é católica, mas não praticante, indo na Santa Missa somente esporadicamente. Após a primeira comunhão ele deixou de frequentar a Igreja, mas graças ao EJC e aos planos de Deus, ele voltou e começou a conhecer mais a Deus e sua Igreja. Cada vez mais ele viu que aquele era o caminho da felicidade e que ele quer ser pescador de homens como São Pedro.

Porém, a vida mundana que levava o impedia de viver o caminho de santidade plenamente, principalmente na bebida, onde se excedia muito. Depois de comentários sobre sua divisão entre o mundo e a Igreja, ele percebeu que esta vida dupla não estava ajudando em sua evangelização e estava, ao contrário, fazendo as pessoas os verem com maus olhos. Foi aí que ele resolveu ser converter plenamente. Os amigos na paróquia ajudam muito nessa caminhada no fortalecimento da fé.

Jesus Cristo nos ensina que para segui-lo será necessário carregar a nossa cruz, dia após dia e ele também nos alertou que o mundo iria nos odiar. Os jovens, em especial, que passam por um período de crescimento e transformação, com suas ansiedades e preocupações com o futuro podem ser presas fáceis para as tentações. É necessário perseverar, mesmo com as críticas. O Papa Francisco sempre diz que os jovens não são o futuro da Igreja, mas sim o presente.

Usemos esta energia que a juventude nos dá para sermos sal da Terra e luz do mundo. Participemos das pastorais, ajudem as pessoas, não importando a idade. Sempre sejam solícitos na caridade e as pessoas irão perceber seu valor e, o mais importante, evangelizar. Uma boa ação feita por cada um pode ser a porta para a conversão de outras pessoas.

Para isso, a Carol e o Léo nos recomendam ações básicas de nossa fé: a leitura diária da Bíblia, a meditação e partilha da Palavra de Deus, e a oração, principalmente neste momento de pandemia onde a tendência ao desanimo pode ser perigosa. Vivamos esse tempo com nossas famílias, como Igreja Doméstica e rezando para que possamos estar em breve em nossa paróquia louvando a Deus pela a Sua graça em nossas vidas.

Não se esqueça, a nossa Live Setor Juventude é todas as segundas-feiras às 20:00 horas, participe!

 

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Share this post:

Want To Support Our Cause?