Paróquia Santa Luzia

O Que é A Absolvição Geral?

Juntamente com o anúncio de que as missas com a presença de fiéis seriam retomadas no último sábado, dia 4 de Julho, o nosso arcebispo, Cardeal Dom Orani, também deu a autorização para ser concedida a absolvição geral aos fiéis no último fim de semana e no próximo (11 e 12 de Julho) para que, após tanto tempo, os fiéis possam participar plenamente do santo sacrifício da Missa. Porém, você sabe o que é a absolvição geral e no que ela se diferencia de uma confissão privada?

 

 

 

 

O Catecismo da Igreja Católica, no número 1483 nos explica o que é a absolvição geral. Vamos ver um resumo abaixo:

Em meio a pandemia e o isolamento social necessário para conter a pandemia as igrejas em nossa arquidiocese ficou por muito tempo fechadas e com acesso limitado aos sacramentos, em especial neste caso, a confissão. Portanto, a autorização para absolvição geral foi concedida devido a esta limitação e o cenário grave vivido.

Porém, como comentado no ponto destacado, devemos ter o propósito de nos confessar individualmente o mais rápido possível, não nos liberando desta obrigação. O catecismo nos diz no número seguinte (1484):

A confissão individual e integral seguida da absolvição continua sendo o único modo ordinário pelo qual os fiéis se reconciliam com Deus e com a Igreja, salvo se uma impossibilidade física ou moral dispensar desta confissão.

Assim, é necessário sempre este espírito de piedade, passando o momento grave ou surgindo a oportunidade de se confessar individualmente o fiel deve fazê-lo como ato de amor para com Deus e a Igreja.

 

Santo Padre Pio, rogai por nós!

Sair da versão mobile